Notícias / Agricultura / 01 de dezembro de 2023 às 11:12

Evento marca o pré-lançamento do programa de Apoio à Citricultura de Harmonia

Dezenas de produtores de citrus de Harmonia prestigiaram na tarde de quinta-feira, dia 30, o Encontro da Citricultura, evento promovido por diversas entidades e empresas ligadas ao setor, com apoio da Prefeitura harmoniense. Durante a programação, ocorreu o pré-lançamento do programa de Apoio a Citricultura de Harmonia, realizado em parceria com o Sebrae.

Segundo o secretário de Agricultura, Antonio Kunzler, o programa consiste em um ciclo de quatro visitas anuais nas propriedades cadastradas, com o objetivo de auxiliar na produção de citros. ‘Será executado um acompanhamento, que inicia com avaliação e planejamento, e segue com análise de solo e foliar, adubação, poda, implantação de pomar, tratos culturais, redução de exageros (reduzindo custos) e padronização da produção’, explica Antonio.

O Sebrae custeia 50% do investimento (R$ 61,4 mil), a Prefeitura 40% (R$ 49,1 mil) e o citricultor, 10% (R$ 307,20, valor que pode ser pago em até 4 vezes). Para estar apto a participar, o produtor rural deve ter uma emissão de, no mínimo, R$ 30 mil em notas no ano fiscal. Ao final do evento, conforme Antonio, diversos produtores já manifestaram interesse em participar da iniciativa.

A atividade, promovida no Centro de Convivência do Parque Municipal José Albino Jacoby, também abordou temas do dia a dia dos produtores, como o raleio da safra de 2024, a tendência de mercado de citrus e tecnologias do agronegócio.

Números positivos

De acordo com Alisto Kussler, da empresa BioCitrus, Harmonia ocupa a primeira posição em fornecimento de laranjas para a empresa em 2023. Além disso, de acordo com o IBGE, o municípo teve um incremento de 400 hectares de pomares de laranja de um tempo para cá, os quais entrarão em produção a partir de 2025.

O secretário Antonio Kunzler ressalta ainda a importância dos produtores seguirem atentos às medidas sanitárias sugeridas para que o Greening não chegue à região. ‘Ouvimos muitas perspectivas animadoras de mercado em função do reflexo do Greening ter atingido os Estados Unidos, onde se produzia muita laranja para suco e agora não tem mais fruta. Em São Paulo, a doença também resultou numa queda de 26% da safra. Por isso, amos para que os citricultores sigam tendo os cuidados para que a doença não atinja os pomares de Harmonia’, enaltece o dirigente.