Notícias / Agricultura / 02 de fevereiro de 2024 às 10:34

Mais estufas estão saindo do papel em Harmonia

Com 11 estufas em produção e 9 em fase de implantação, a parceria de agricultores harmonienses com a Silvestrin Frutas segue crescendo cada vez mais. Além dos números, que já são expressivos, há ainda outros quatro produtores em tratativas com a empresa que tem sede em Farroupilha.

No entendimento do secretário de Agricultura, Antonio Kunzler, o aumento no número de estufas com a produção de tomates Sweet Grape e mini pimentões é reflexo da boa lucratividade e vendas garantidas. ‘Vejo com bons olhos esta diversificação de produção nas pequenas propriedades, onde em áreas reduzidas se produz bastante e com lucratividade, fortalecendo assim a agricultura familiar e a sucessão’, enaltece Antonio.

A empresa assina contrato de recebimento de toda a produção, enquanto que o Município executa terraplanagem, subsidia 900 metros de filme solar por estufa, fornecimento de água com taxa reduzida e 60% do valor das análises de solo com parceria da Emater, UCS e Sebrae. A Prefeitura paga ainda subsídio integral do frete de transportes de insumos, fornecimento de projeto técnico para fins de financiamento e assistência técnica fornecida pela empresa Silvestrin.

Abaixo, segue a lista com os documentos necessários para encaminhar financiamento para a construção das estufas: CPF, talão de produtor, matrícula atualizada em 90 dias (registro de imóveis), CAR (Cadastro Ambiental Rural), autorização ambiental, orçamento e tamanho a ser construído, simulação de produção (kg), rendimentos (valor) e variedade, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e linha de crédito (banco).

Para autorização ambiental, o produtor deverá protocolar o pedido na recepção da Prefeitura. ‘O Município realizará a terraplanagem após o banco liberar o financiamento’, lembra o secretário Antonio. ‘Interessados podem me procurar para tirar dúvidas’, completa.