Notícias / Saúde / 22 de fevereiro de 2024 às 09:14

Com caso de dengue confirmado, Município fará a aplicação de inseticida para combate ao Aedes aegypti

Nesta semana Harmonia teve o primeiro caso de dengue confirmado. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, que está em estado estável e recebe acompanhamento médico do Centro Municipal de Saúde. Devido à confirmação da doença, o setor de Endemias da Prefeitura fará a aplicação de inseticida Cielo ULV para o combate do Aedes aegypti nos próximos dias.

Será feita a aplicação em um raio de 300 metros, onde é a moradia do harmoniense que testou positivo para a doença. As ruas onde o inseticida será aplicado são a 25 de Julho, Felipe Hilgert, Jacó Fink, Jacó Fink Norte, Arnold Theobald, Reinaldo Fink, João Batista Fink, João Hugo Klein e João Henrique Marx. Apenas alguns trechos das vias receberão a aplicação. O produto será aplicado às 3h30 nos dias 26 de fevereiro, 2 de março, 7 de março e 12 de março. As residências que serão atingidas pelo produto receberão aviso através de bilhetes e visitas das agentes comunitárias de saúde.

A orientação é para que todos os cidadãos desta região tampem lagos ou aquários, potes de alimentação e água de animais de estimação. Criadores de abelhas devem tampar as colmeias. Além disso, se possível, nestes dias, os moradores das ruas que receberão o inseticida devem deixar janelas e portas das residências abertas. ‘Já a recomendação para grupos de risco é ficar em um quarto fechado. O produto em si tem risco em contato direto dele, mas a fumaça que sai não é prejudicial’, informa o setor de Endemias do município.

A Secretaria Municipal de Saúde a ainda que em caso de sintomas da doença, como febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, os cidadãos devem procurar o Centro Municipal de Saúde o mais breve possível.