Notícias / Gabinete do Prefeito / 10 de maio de 2024 às 18:44

Moradores atingidos pela enchente podem solicitar auxílio financeiro a partir de segunda-feira

O prefeito Ernani Forneck sancionou nesta sexta-feira, 10 de maio, a lei nº 1.580/2024, que cria o Programa Emergencial de Atenção Social aos atingidos pelos eventos climáticos de chuvas intensas no município. Através da iniciativa, está autorizado o pagamento de R$ 1,5 mil ou auxílio financeiro para o pagamento de juros de financiamento, de até R$ 10 mil para cada habitação ou grupo familiar que tenha sido atingida pela enchente entre os dias 1º e 5 de maio, de acordo com o levantamento e comprovação da Defesa Civil.

No caso do auxílio de R$ 1,5 mil, o valor será concedido uma única vez, pago diretamente pela Prefeitura na conta bancária indicada pelo morador. Já em relação ao pagamento de juros de financiamento, os atingidos devem procurar instituições financeiras, que poderão ter taxa de juros de até 1,2% ao mês. O valor do financiamento terá carência de 6 meses para pagar, com total de 30 meses para quitação e o Município pagará o juros diretamente ao banco credor.

Conforme Ernani, quase 100 moradias foram afetadas na calamidade da última semana. ‘Muitos perderam todos os seus móveis. Em locais em que jamais houve acúmulo de água, desta vez teve invasão de água nas residências. Outros locais que, em outras oportunidades foram afetados, ficaram cobertos por água e lama’, destaca o gestor, que agradece aos vereadores pela aprovação da lei de forma unânime em sessão realizada na noite de quinta-feira, dia 9.

Ainda, de acordo com o prefeito, sabe-se que o valor proposto não é suficiente para as famílias renovarem sua moradia, porém, é necessário zelo com o patrimônio público, de acordo com a capacidade financeiro do Município. ‘Estima-se que com o valor proposto, as moradias poderão, pelo menos, ajustar lugares para dormir com conforto e segurança’, observa Ernani. ‘A partir da solicitação, vamos trabalhar para realizar o pagamento o mais rápido possível, buscando diminuir o sofrimento e necessidade da nossa população mais atingida’, completa o prefeito.

O auxílio deve ser solicitado presencialmente na Prefeitura, com o secretário municipal de Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente, Edgar Roberto Fink Neto, até o dia 31 de maio. Em caso de dúvidas, os moradores atingidos podem entrar em contato através do fone (51) 99759-4279.