Notícias / Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente / 19 de dezembro de 2017

Praça inaugurada e entregue à comunidade com festa

Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura

Foi com música, emoção e muita festa que a Praça Municipal Pedro Bertoldo Gewehr foi oficialmente inaugurada, na noite de sábado (16), com grande público e presença de diversas autoridades, como prefeito, vice, secretários, vereadores, representantes de entidades, padre Paulo Puhl e Dom Carlos Romulo, Bispo Diocesano de Montenegro. Antes da cerimônia teve teatro de bonecos Fantomania, com pequenas histórias de Natal, abertura da noite com a Orquestra de Sopros da ACEFH e premiação do Concurso Fotográfico Harmonia em Foco.

O presidente da Câmara de Vereadores, Joel Kleinschmitt, e os vereadores José Roberto Rosa dos Santos e Sonia Rambo se pronunciaram sobre a inauguração do espaço público, que vai garantir momentos de lazer e descanso para as famílias harmonienses. Mário Gewehr, filho do falecido Pedro Bertoldo Gewehr, nome dado à praça construída em cima das terras que a ele pertenceram, agradeceu a administração, em especial ao prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, e também ao amigo Jorge Fink, pelo cuidado e estima com que foi tratada toda a negociação de venda da área pela família ao município. O secretário Antonio Kunzler fez a leitura da biografia de Pedro Bertoldo, falecido em 2016. ‘É uma honra e um orgulho para nossa família ver o nome do nosso estimado pai neste espaço tão sonhado e que vai trazer tantas alegrias para Harmonia.’

O assessor Nestor Seibel, representando o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Terra, parabenizou a comunidade e a administração: ‘Uma gestão que pratica, que entrega obras, que vai atrás de recursos, ganha experiência para administrar um município cada vez melhor, e o prefeito Lico é um grande administrador e faz muito por essa cidade’, pontuou. O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, emocionado, agradeceu a parceria do vice-prefeito Ernani Forneck, secretários e servidores, que juntos tocam o município. ‘Foi com muito esforço que conseguimos implantar esta área, um espaço tão requisitado e sonhado pela comunidade. Na época da aquisição do terreno muito foi questionado se o alto investimento valia a pena, mas hoje não tenho dúvidas de que foi uma das mais importantes obras realizadas nesta cidade. E é com alegria que anunciamos também a liberação de mais R$ 250 mil, provenientes do então Deputado Estadual Nelson Marchezan Júnior, que vamos usar para dar seguimento neste sonho. A área é grande e por isso a implantação precisa ser realizada em etapas, já que o custo deste tipo de serviço é alto’. Lico encerrou seu discurso lembrando que o espaço é público, é de todos, e que é de vital importância o cuidado dos moradores para manter o local sempre bonito.

A cerimônia terminou com a benção do Bispo e do padre Paulo e, em seguida, a inauguração da placa indicativa da praça. Esta primeira etapa do projeto de infraestrutura teve um custo total de R$ 252.958,74, sendo R$ 243.750,00 de recurso do Ministério do Turismo (apoio a projeto de infraestrutura turística) e R$ 9.208,74 de contrapartida do município. A área já havia recebido, no ano passado, um espaço de recreação com bancos e calçadas, além da canalização do arroio central com gabiões. Agora a praça recebeu serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, sinalização, instalações elétricas (iluminação), pavimentação, cercamento, mobiliário (bancos e brinquedos) e paisagismo, contando já com metade do terreno construído.

A noite contou ainda com show de fogos de artifício e música ao vivo com o sertanejo Cassius Prado. Durante toda a programação, o público teve à disposição uma praça de alimentação e venda de chopp artesanal das cervejarias harmonienses Malzberg e OXDOG. CLIQUE AQUI para ver as fotos